Há dois anos em atividade, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vêm contribuindo para fortalecer a assistência à população feminina e ampliar a cobertura da atenção primária no município. Gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o serviço itinerante alcança, hoje, as cinco zonas distritais de saúde da capital, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural, contabilizando mais de 270 mil procedimentos ofertados às mulheres desde a implementação.
As três primeiras unidades do serviço móvel iniciaram as atividades no dia 25 de julho de 2023, beneficiando usuárias dos Distritos de Saúde (Disas) Leste, Norte e Oeste. No ano passado, em abril, com dois novos equipamentos, os atendimentos alcançaram os Disas Sul e rural. Cada estrutura circula em seu respectivo distrito, ofertando procedimentos e serviços de saúde em cada localidade por em torno de 15 dias.
O prefeito David Almeida ressalta que, com as unidades móveis, a gestão municipal avançou para assegurar que mais mulheres tenham acesso a serviços e procedimentos básicos como consultas médicas, exames preventivos, vacinação e dispensação de medicamentos.
“Elas contam com médicos, enfermeiros, equipamentos de imagem, ou seja, são estruturas completas, que circulam pelos bairros e somam com as unidades fixas para facilitar o acesso das nossas mulheres à saúde, ajudando para termos uma atenção primária cada vez melhor”, assinala o prefeito.
A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, destaca também a oferta de mamografias e exames preventivos no serviço móvel da Semsa, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento de outros serviços. Os exames, ela aponta, são essenciais para o rastreio, prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, os mais prevalentes entre a população feminina em Manaus.
“Com a ampliação da oferta desses exames, mais mulheres vêm tendo acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento em tempo oportuno, com mais chances de cura, redução da progressão da doença e melhor qualidade de vida”, relata Aline.
A chefe do Núcleo do Programa de Saúde Móvel da Semsa, enfermeira Meliza Souza, ressalta que as unidades móveis vêm contribuindo, de forma significativa, para a ampliação da cobertura de saúde. O serviço atua tanto na zona urbana quanto na rural, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais, onde o acesso aos equipamentos da rede de atenção primária é mais dificultado.
“Isso contribui para reduzir barreiras geográficas e sociais e aproximar o serviço de saúde da população feminina, garantindo um cuidado integral para nossas mulheres em todas as fases de vida”, aponta.
Serviço móvel
O serviço móvel de Saúde da Mulher da Semsa conta, atualmente, com cinco estruturas, uma para cada distrito sanitário do município, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural. As unidades oferecem atendimento exclusivo para a população feminina, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal.
Conforme Meliza Souza, as usuárias podem localizar a unidade mais próxima, por meio dos canais digitais da Semsa, onde a localização das estruturas é atualizada e divulgada semanalmente na Internet, pelo link direto www.manaus.am.gov.br/semsa/unidades-basicas-de-saude-ubs/unidades-moveis-de-saude-da-mulher/, e no Instagram (@semsamanaus).
“O atendimento nas unidades ocorre diariamente, das 7h às 17h, por ordem de chegada. Antes de se dirigir à unidade móvel, assegure-se de ter em mãos o documento oficial de identidade e o cartão do SUS”, orienta a gestora.
O catálogo de serviços ofertados nas unidades inclui consultas médicas e de enfermagem, coleta e exame preventivo, consulta inicial do pré-natal, mamografia, exames diversos de ultrassonografia e testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e gravidez. As usuárias têm acesso também a vacinação do calendário básico, planejamento familiar e dispensação de medicamentos.
Números
Juntas, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher somaram um total de 271.127 procedimentos realizados para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus, desde o início das atividades do serviço até a terça-feira, 22/7.
Nesse total se incluem 65.624 consultas médicas, 26.291 consultas de enfermagem, 17.734 coletas do exame preventivo do câncer do colo do útero, 18.741 mamografias e 110.525 ultrassonografias, dentre obstétricas, da mama e outras.
Também nas unidades foram realizados 31.630 testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e 582 testes rápidos de gravidez.
— — —Texto – Jony Clay Borges / SemsaFotos – Divulgação / Semsa