A Prefeitura de Manaus informa que prepara a reabertura ao tráfego de veículos das ruas Henrique Martins, Guilherme Moreira, Marcílio Dias e Doutor Moreira, no Centro. As vias, que por anos permaneceram fechadas para circulação de carros e destinadas exclusivamente a pedestres, ambulantes e comércio informal, passam, agora, por um processo de revitalização urbana que permitirá o retorno à malha viária da cidade.
A requalificação faz parte das ações do programa “Mutirão no Bairro”, que prevê, dentro do prazo de 90 dias, a pavimentação completa das ruas, recuperação da drenagem, instalação de meio-fio, revitalização dos canteiros centrais e a substituição da iluminação atual por luminárias de LED mais potentes, garantindo maior segurança e mobilidade para pedestres e motoristas.
Após a conclusão das obras, a prefeitura reorganizou o fluxo de trânsito para garantir melhor fluidez e segurança. Inicialmente, será permitido apenas o embarque e desembarque de passageiros nessas vias, garantindo mais organização no fluxo de veículos. Posteriormente, se houver necessidade, a prefeitura poderá regulamentar também o uso de estacionamento rotativo no local.
Alinhamento
O projeto de reabertura das ruas ao tráfego de veículos é conduzido de forma planejada, com etapas previamente definidas e alinhadas aos órgãos competentes, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Associação Comercial do Amazonas (ACA), feirantes e dos camelôs.
O projeto prevê adequações específicas, como o alargamento pontual da rua Doutor Moreira, próximo ao trecho final, com estreitamento da calçada em menos de 1 metro, a instalação de “gelo baiano”, um bloco de concreto utilizado para delimitar áreas, organizar o tráfego e sinalizar vias, a fim de definir os limites entre calçada e via, além de ajustes na largura das calçadas, que na maior parte do trecho permanecerão inalteradas.
As obras têm prazo estimado de três meses e contemplam intervenções que trarão melhorias à mobilidade, segurança e organização do comércio local, incluindo o reordenamento dos camelôs. A prefeitura reforça que mantém diálogo permanente com entidades representativas e que novas reuniões estão em agendamento para apresentação detalhada do cronograma e etapas da obra.
A prefeitura reforça que o objetivo da reabertura dessas vias é melhorar a acessibilidade, facilitar o deslocamento de viaturas e veículos de serviço, além de valorizar a região central de Manaus, estimulando a retomada econômica e a segurança urbana.
Como ficará o tráfego:
Rua Henrique Martins: o trecho entre a rua Rui Barbosa e a avenida Eduardo Ribeiro terá o fluxo liberado no sentido da avenida Eduardo Ribeiro.
Ruas Marcílio Dias e Doutor Moreira: ambas funcionarão com fluxo da avenida Floriano Peixoto em direção à rua Paranaguá.
Rua Guilherme Moreira: terá o sentido contrário, com tráfego da rua Paranaguá em direção à avenida Floriano Peixoto.
— — —
Texto – Naira Nascimento/IMMU, Valesca Martins/Seminf e Polyana Brelaz/Semacc
Fotos – Carlos Oliveira/Gabinete vice-prefeito