A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), deu início, na manhã desta segunda-feira, 25/8, à rodada de reuniões devolutivas das setoriais do ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) 2025. O encontro, realizado no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no Centro, reuniu artistas e representantes dos segmentos de Dança, Cultura LGBTQIAPN+, Audiovisual, Teatro e Circo.
Nesta etapa, os participantes discutem as contribuições apresentadas durante as escutas públicas de abril, que servirão de base para a elaboração das modalidades dos próximos editais. O processo reforça a importância do envolvimento direto da classe artística na construção das políticas culturais municipais.
Para o presidente do Concultura, Tony Medeiros, o momento é decisivo para assegurar a participação democrática. “Essas devolutivas são fundamentais para ouvir os artistas, responder às demandas levantadas nas oitivas e garantir que a Prefeitura de Manaus cumpra a legislação, chamando os segmentos culturais para participar ativamente da formulação dos editais. É um exercício de cidadania cultural”, destacou.
As reuniões seguem ao longo da semana, sempre no CAM. Nesta terça-feira, 26/8, acontecem os encontros com os segmentos de Cultura Popular, às 13h30; Artes Visuais, às 14h30; e Hip-Hop, às 15h45. Já na quarta-feira, 27/8, será a vez dos Pontos de Cultura às 9h; Literatura, às 13h30; Cultura Étnica, às 14h30; e Música, às 15h45.
Essas escutas públicas fazem parte da etapa obrigatória para a elaboração do Plano de Ação e dos editais da Pnab, que têm como objetivo fomentar os diversos setores artísticos de Manaus.
— — —
Texto – Divulgação/Concultura
Foto – Mateus Santos/Concultura