A 15 dias da realização do 11º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede), que acontecerá de 25 a 27 de setembro, tendo a Prefeitura de Manaus como anfitriã, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) intensifica os preparativos para receber representantes, diretores, gestores e especialistas de mais de dez cidades brasileiras para discutir o tema “Desenvolvimento Urbano Integrado”.
O encontro conta com o apoio institucional do Ministério das Cidades, Programa de Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU-Habitat) e a Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ). Representantes de cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Maringá (PR), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Nova Friburgo (RJ), Niterói (RJ) e Redenção (PA) já confirmaram presença na capital amazonense.
“Realizar o 11º Encontro da InRede em Manaus é trazer para o coração da Amazônia o debate sobre o futuro das cidades. Aqui, onde os desafios ambientais se tornam ainda mais evidentes, vamos além da troca de boas práticas: reafirmamos a importância do planejamento urbano como ferramenta estratégica diante das mudanças climáticas e da necessidade urgente de sustentabilidade.
Esse encontro será um marco para pensar cidades mais humanas, resilientes e integradas à natureza, com a Amazônia mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível unir desenvolvimento e preservação”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Experiências
Durante três dias, os participantes vão compartilhar experiências e debater caminhos para a construção de centros urbanos mais inclusivos, resilientes e conectados.
Na programação do primeiro dia, 25/9, após o credenciamento, haverá boas-vindas e a abertura institucional pela manhã; seguida, à tarde, de palestras, debates e dinâmicas entre participantes. No segundo dia, 26/9, os trabalhos são mais internos do grupo de diretores e presidentes dos institutos e agências participantes, com apresentação das cidades, projetos e “Boas Práticas”, tendo, ainda, um momento específico para discussão sobre a COP30. E o terceiro dia, 27/9, será dedicado a uma visita técnica passando por grandes projetos desenvolvidos pela prefeitura, com assinatura do Implurb: parque Encontro das Águas Rosa Almeida, parque Gigantes da Floresta e nova sede do instituto. O roteiro ainda incluirá uma passagem por um projeto de Ecobarreira, encerrando no complexo turístico Ponta Negra.
Agenda 2030
O InRede conta com o apoio do Ministério das Cidades, ONU-Habitat e Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ) e segue como uma voz ativa na articulação de políticas públicas, alinhada à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana.
— — —
Texto – Cláudia do Valle / Implurb
Fotos – Divulgação