Pais, responsáveis e crianças da creche municipal Magdalena Arce Daou, bairro Santa Luzia, da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 8/8, da “Ação de Combate às Queimadas Urbanas e Reflorestamento da Orla do Igarapé do 40 (Boca do Imboca), com a plantação de mudas arbóreas”. O evento contou com a parceria de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), além do envolvimento da comunidade em torno do igarapé.
A atividade faz parte do projeto “As mudanças climáticas e as infâncias periféricas propostas para adiar o fim do mundo”, da creche Municipal, que envolve toda a comunidade escolar. Na oportunidade, foi realizada a plantação pelas crianças de 50 mudas de arbóreas nativas da região como munguba, jatobá, pata-de-vaca, acerola, cajueiro e jambeiro.
“Nossa creche está engajada nesta ação de combate às queimadas e reflorestamento da orla do igarapé do 40, que é o nosso território. Estamos atuando em parceria com a Semmasclima e com toda a comunidade do entorno. Também contamos com o apoio de outras escolas estaduais, da ‘Casinha de Saúde’ e de diversos serviços que estão conosco neste momento. Destaco, principalmente, a participação das famílias das nossas crianças, que têm sido fundamentais nessa iniciativa”, comentou a coordenadora do projeto, Maria Raquel Santos.
Para o assessor técnico da equipe de arborização da Semmas, Raimundo Gomes de Araújo, o trabalho realizado com as crianças da creche significa a garantia de um futuro para todos que moram na área do igarapé.
“Nós realizamos esse trabalho envolvendo toda a comunidade escolar, professores, crianças e colaboradores, nesse processo de arborização, plantando mudas que vão trazer sombra, flores e frutos para esse espaço. É muito significativo que a creche esteja inserida nessa ação, especialmente com a participação ativa das crianças. Talvez, agora, nem todos percebam a importância disso, mas no futuro, esse envolvimento fará toda a diferença na formação delas. O meio ambiente agradece, e essas crianças certamente serão os nossos protetores ambientais de amanhã”, disse.
A universitária Adriana Azevedo, tia da aluna Maite Valentina Silva, 3, parabenizou a ação da creche com a arborização. “Este evento é muito importante, até para que as crianças já cresçam com essa noção de meio ambiente. Este momento serve para conscientizar as pessoas sobre a preservação do nosso igarapé”, completou.
No final da programação, foram distribuídas 250 mudas de plantas arbóreas, medicinais e frutíferas para a comunidade, pais e responsáveis dos alunos.
— — —
Texto – Paulo Rogério Veiga/ Semed
Fotos – Divulgação/ Semed