Participam representantes estratégicos de municípios prioritários e distritos sanitários indígenas do estado

FOTO: Arthur Castro/Secom
Com o objetivo de fortalecer as ações de eliminação da malária no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), promove o Curso de Formação de Lideranças da Malária, de segunda-feira (14/04) até esta quarta-feira (16/04). A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, e reúne representantes estratégicos de municípios prioritários e distritos sanitários indígenas do estado.
Para o coordenador do Programa Nacional de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde, Alexsander Vargas, o curso de lideranças com gestores municipais do Amazonas busca ampliar as ações integradas de combate à malária, com o objetivo de eliminar a doença no Brasil até 2035. “Durante três dias, discutiremos temas importantes como comunicação, gestão de riscos e diagnóstico oportuno, unindo esforços de municípios, estado, Ministério da Saúde e parceiros”, disse.
A secretária de Estado de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, avaliou a importância de promover, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, o Curso de Formação de Lideranças da Malária. “Hoje, damos um passo importante para a saúde do nosso estado, essa iniciativa vem para fortalecer nossas ações para eliminar a malária no Amazonas, reunindo representantes estratégicos de municípios prioritários e distritos sanitários indígenas. Juntos, vamos trabalhar para a melhorar da saúde da nossa população”, afirmou a secretária.
Participam do curso 120 profissionais de saúde, entre gerentes de endemias e supervisores de campo, representando 20 municípios prioritários do Amazonas: Alvarães, Atalaia do Norte, Barcelos, Carauari, Coari, Eirunepé, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manaus, Manicoré, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá, Tefé e Uarini. Também estão presentes representantes de três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs): Manaus, Alto Rio Negro e Vale do Javari.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o enfrentamento da malária no Amazonas exige um esforço contínuo e articulado. “Avançar no controle da malária é um compromisso permanente. Essa integração entre diferentes esferas de gestão, debatendo diretamente com os municípios em seus territórios, permite alinhar estratégias e superar os principais desafios, ampliando a efetividade das ações de eliminação da doença”, avalia.

FOTO: Arthur Castro/Secom
De acordo com o responsável técnico da Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP, Elder Figueira, a iniciativa tem como objetivo formar lideranças locais capacitadas em malária, promovendo uma compreensão mais profunda sobre a dinâmica de transmissão da doença e fomentando a construção de estratégias eficazes para interrompê-la nos territórios. “Nosso foco é preparar profissionais que possam atuar como multiplicadores, contribuindo diretamente para o cumprimento das metas de eliminação da malária no Estado”, ressalta.
O treinamento, realizado de 14 a 16 de abril, integra o planejamento estratégico da FVS-RCP para fortalecer os Planos Municipais de Eliminação da Malária. A programação aborda temas como prevenção, controle, vigilância e estratégias de eliminação da doença, com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O evento também contará com autoridades das esferas federal, estadual e municipal, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM).
O post FVS-RCP promove Curso de Formação de Lideranças da Malária no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.