Serviços nas áreas de segurança e saúde continuarão as atividades durante o feriado e ponto facultativo

Foto: Antônio Lima/Secom, Arthur Castro/Secom e Mauro Neto/Secom
O Governo do Amazonas vai manter o funcionamento de serviços essenciais nas repartições públicas, autarquias e fundações do estado, durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (01/05), e no ponto facultativo da sexta-feira (02/05), decretado pelo governador Wilson Lima.
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) vai continuar com os atendimentos do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no bairro Parque 10, zona centro-sul, funcionando normalmente no regime de 24h. Os serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) não irão funcionar no feriado e no ponto facultativo, retomando as atividades na segunda-feira (05/05).
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) informa que, na quinta-feira (01/05), as cozinhas e restaurantes populares do programa Prato Cheio não irão funcionar. A partir da sexta-feira (02/05), os serviços serão retomados normalmente, conforme os horários habituais.
Os sete Centros de Convivência administrados pela Seas não funcionarão na quinta-feira (01/05). As atividades serão retomadas na sexta-feira (02/05).
Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que os serviços oferecidos pelas 25 unidades de urgência e emergência serão mantidos, em plantão de 24 horas, durante o feriado desta quinta-feira (01/05), e o ponto facultativo da sexta-feira (02/05).
Em casos de urgência e emergência, estarão à disposição da população: os três prontos-socorros adultos, três prontos-socorros infantis, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), situados em todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova.
As setes maternidades e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) também estarão funcionando normalmente, 24h por dia, durante todo o feriado.
Segundo a SES-AM, cerca de 15 mil profissionais da saúde estarão mobilizados durante o período, nas unidades na capital, com a rede estruturada, com medicamentos, insumos e recursos humanos, e com sua capacidade plena para atender a população.
A SES-AM orienta que, em casos de urgência de média complexidade, a população procure atendimento nos SPAs e nas UPAs, já em casos mais graves a busca deve ser nos hospitais e prontos-socorros adultos ou infantis. Vale ressaltar que essas unidades utilizam o protocolo de classificação de risco que identifica o atendimento prioritário, mediante triagem, de acordo com a gravidade do paciente.
Os atendimentos eletivos nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas, que atendem consultas agendadas, retornam na segunda-feira (05/05).
Interior
Todos os 61 municípios do interior contam com hospitais funcionando em regime de plantão 24h. A SES-AM também auxilia os municípios com uma logística de UTI aérea, em caso de urgência na transferência de pacientes para a capital, além de uma frota terrestre de ambulâncias para dar agilidade no atendimento.
Fundações
Durante o feriado e o ponto facultativo, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.
Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), no bairro Chapada, zona centro-sul, a coleta de sangue não vai funcionar na quinta-feira (01/05), enquanto na sexta-feira (02/05) e no sábado (03/05), a coleta de sangue vai funcionar das 7h às 18h.
A Fundação destaca que os serviços de urgência e emergência vão funcionar normalmente durante o feriado. Já os serviços ambulatoriais e a realização de exames irão funcionar até a quarta-feira (30/04), retornando as atividades na segunda-feira (05/05).
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), no Dom Pedro, na zona centro-oeste, informa que os atendimentos de urgência e emergência para os pacientes da unidade e os regulados vão funcionar normalmente, durante o feriado. Já o atendimento ambulatorial e a realização de exames laboratoriais funcionam até quarta-feira (30/04) e retornam na segunda-feira (05/05).
Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no bairro Planalto, na zona centro-oeste, o setor de urgência e emergência funciona todos os dias do feriado, 24 horas; já as sessões de radioterapia, exames de ultrassonografia e análises clínicas agendadas para quinta-feira (01/05) e sexta-feira (02/05) vão ocorrer normalmente e retornam com os atendimentos normalmente na segunda-feira (05/05).
Na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), no bairro Cidade Nova, na zona norte, não haverá atendimento ambulatorial durante o feriado, mas os serviços de internação, cirurgias programadas e procedimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente.
Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), as cirurgias eletivas serão realizadas conforme agendamento prévio e os serviços ambulatoriais e exames retomam os atendimentos na segunda-feira (05/05).
Na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), os atendimentos ambulatoriais ocorrem até esta quarta-feira (30/04) e retornam na segunda-feira (05/05).
Segurança


A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que durante o feriado e o ponto facultativo, o 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), localizados nas zonas sul, norte, leste e oeste da capital, além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai); em Crimes contra a Mulher (DECCM), no Parque Dez, zona centro-sul, e em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), vão funcionar em regime de 24 horas para atender registros de ocorrências e flagrantes.
As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Homicídios e Sequestros (DEHS) vão funcionar atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada. Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas Especializadas retomarão suas atividades normalmente no próximo dia útil.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vai manter o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população deve ligar para os telefones 190 e 181. O Corpo de Bombeiros também estará à disposição da população para prestação de socorro. Os acionamentos devem ser feitos pelo número 193.
Educação
As escolas da rede estadual, tanto na capital quanto no interior, não terão aulas neste feriado e no ponto facultativo, durante os períodos matutino, vespertino e noturno, retomando as atividades normalmente, na
Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que não haverá atendimento na quinta-feira (01/05) em razão do feriado do Dia do Trabalhador e também na sexta-feira (02/05), em decorrência de decreto governamental. Os atendimentos retornam na próxima segunda-feira (05/05). Vale ressaltar que ocorrerão normalmente os treinamentos realizados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), na sexta-feira (02/05).
Cultura
Durante o feriado desta quinta-feira (01/05) e o ponto facultativo da sexta-feira (02/05), alguns espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), terão horários especiais de funcionamento e programações específicas. O público deve ficar atento às alterações para planejar suas visitas.
O Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, vai funcionar em horário reduzido na quinta-feira (01/05) e no domingo (04/05), das 9h às 13h. Na sexta-feira (02/05) e no sábado (03/04), o teatro vai funcionar, entre 9h e 17h.
O Centro Cultural Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, vai ficar fechado na quinta-feira (01/05) e no domingo (04/05). O espaço vai abrir na sexta-feira (02/05) e no sábado (03/05), das 9h às 15h.
Por sua vez, o Museu do Seringal, localizado na Vila Paraíso, zona rural de Manaus, vai permanecer aberto de quinta-feira a sábado (16 a 18/04), das 9h às 15h. No domingo (04/05), o funcionamento será das 9h às 13h.
A Galeria do Largo e a Casa das Artes, ambas no Centro de Manaus, estarão abertas, inclusive no feriado. Os espaços recebem a Bienal das Amazônias – Bubuia, das 15h às 20h, com entrada franca.
As bibliotecas e os espaços de leitura do Amazonas permanecerão fechados entre quinta-feira (01/05) e domingo (04/05), retomando o funcionamento regular na segunda-feira (05/05).
Eventos

Foto: Antônio Lima/Secom, Arthur Castro/Secom e Mauro Neto/Secom
Além das visitas, a programação continua ativa em outros centros culturais. O Teatro Gebes Medeiros recebe na quinta-feira (01/05), a apresentação do espetáculo “A Operária”, com classificação livre e pauta com bilheteria.
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia será palco da Feira Folclórica de Manaus, realizada entre quinta-feira (02/05) e domingo (04/05). O evento conta com classificação livre e entrada franca.
No Teatro da Instalação, o público poderá acompanhar, no sábado (03/05), a apresentação do espetáculo “Um fenômeno na Amazônia”, que conta com classificação livre e entrada franca.
No Salão Rio Solimões, o destaque é o 10º Festival de Dança de Manaus, no sábado (03/05). O evento também tem classificação livre e entrada franca.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa reforça que a agenda completa pode ser acompanhada pelas redes sociais @culturadoamazonas e pelo site www.cultura.am.gov.br.
O post Governo do Amazonas mantém o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado do Dia do Trabalhador apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.