Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Prefeito
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O PrefeitoO Prefeito
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Píer turístico completa 1 ano e se consolida como rota de embarque e desembarque da prefeitura para atrativos naturais na Amazônia

9 de junho de 2025
Compartilhar

Há exatamente um ano, a capital amazonense ganhou seu primeiro píer turístico: o Manaus 355, uma obra com assinatura da Prefeitura de Manaus, dentro do programa “Nosso Centro”, fazendo integração ao mirante Lúcia Almeida, no início da avenida 7 de Setembro, Centro. Em 12 meses, passaram mais de 45 mil pessoas pelo local, especialmente visitantes, turistas locais e moradores em busca de passeios e de uma imersão na natureza.

Pela primeira vez na cidade se tem uma estrutura construída para atender a rede de atrações, embarques, desembarques, negócios, lazer e turismo no Centro. Desde a inauguração, o espaço já recebeu mais de 370 empresas de operação e 28 mil pessoas utilizaram o local para embarque e desembarque em rotas turísticas.

O píer turístico tem projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), sendo uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais. Todos os dias há embarcações saindo do espaço rumo a uma imersão na Amazônia, incluindo um passeio pela orla de Manaus; mergulho com botos cor-de-rosa; visita a criadouro de pirarucu; feiras de artesanato; ida ao Encontro das Águas; almoço em flutuante; passeio em pontes suspensas pela mata alagada, com direito a conhecer a vitória-régia e a árvore da vida, a gigantesca Samaúma; finalizando com uma experiência de visitação a uma tribo indígena.

Para o gerente de turismo Francisco Carvalho, o píer e o mirante são mais do que novos pontos turísticos na cidade, onde antes havia esquecimento e abandono, são verdadeiros símbolos de acolhimento e estrutura para quem visita a capital.

“O píer 355 oferece uma área moderna, segura e ideal para o embarque e desembarque de visitantes, especialmente para quem chega por embarcações turísticas. E o mirante encanta com sua vista deslumbrante e oferece um ambiente perfeito para quem quer registrar momentos inesquecíveis. Ter espaços como esses é fundamental para fortalecer o turismo local, gerar empregos, movimentar a economia e valorizar ainda mais a beleza da nossa região, proporcionando momentos únicos e histórias para contar”, completou o operador.

O tour de barco é um dos passeios mais clássicos da Amazônia, passando por símbolos turísticos universais, nado com os lendários botos e avistamento de animais como um bicho-preguiça. A rota dura entre 5 e 7 horas, feito com uma lancha coberta do tipo rápido, com grupos que variam de 25 pessoas a 70 pessoas.

A visitação é uma imersão intensa na terra de ancestralidade, crenças e tradições dos povos originários, com contemplação da fauna, flora e aventuras pela gastronomia e por hábitos regionais.

Visitação

A estudante de design Ana Luiza Haya fez uma das suas primeiras imersões na Amazônia a partir do píer e se surpreendeu com a estrutura e com os encantos amazônicos, colecionando memórias e vivências. “O próprio píer já é uma estrutura excelente, tendo o mirante como ponto de saída. Foi tudo muito bem organizado e o passeio ainda inclui um almoço em um restaurante flutuante. Os preços são convidativos e é uma boa experiência para fazer com amigos, famílias e para que possamos conhecer melhor as nossas próprias atrações. O guia também é atencioso, divertido e tem muita informação”, afirmou a universitária.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que, com o píer, a prefeitura passou a oferecer uma infraestrutura adequada às operações turísticas, passando por rios e igarapés. “Se passaram 117 anos para que se fizesse, depois dos ingleses, a maior obra pública portuária da cidade de Manaus. Isso é compromisso com Manaus, é compromisso com o nosso Centro, é compromisso com nosso turismo e com a Manaus que nós queremos. Uma capital muito melhor para se viver, trabalhar e amar”, disse o diretor-presidente.

A estrutura permite que barqueiros, proprietários de lanchas, jet skis e outros meios de transporte fluvial atraquem suas embarcações com facilidade, tornando o mirante acessível também pelo rio Negro.

“O turismo fluvial é uma vocação natural da nossa cidade e o píer Manaus 355 fortalece ainda mais essa integração. O visitante pode chegar pelo rio, conhecer o mirante e seguir para outros pontos turísticos do centro histórico”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), Jender Lobato.

Construção

Construído em um estaleiro, o píer turístico foi levado até o mirante pelas águas do rio Negro, tendo um atracadouro principal e três pontes. O atracadouro flutuante mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas. A maior ponte tem 75 metros e 160 toneladas, e os outros dois flutuantes de apoio para a ligação do atracadouro tem as medidas de 18 metros por 12 metros, pesando 62 toneladas cada. A estrutura também conta com 14 poitas para ancoragem, subindo e descendo conforme a enchente e estiagem do rio Negro.

O píer faz parte do complexo do “Nosso Centro” para poder atrair todas as atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural e de cidade turística.

— — —

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb e João Viana/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjChsc7

Leia também

Número de mortes no trânsito em Manaus reduz 17%, no primeiro semestre de 2025

Operação da Romu durante Mutirão no Bairro na Manaus Moderna

Templos religiosos podem solicitar imunidade de IPTU em Manaus

Prefeito vistoria construção da nova praça de alimentação da feira da Manaus Moderna

Prefeitura de Manaus prepara curso para fortalecer o cuidado em saúde às pessoas privadas de liberdade

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Manaus

Número de mortes no trânsito em Manaus reduz 17%, no primeiro semestre de 2025

4 de agosto de 2025
Manaus

Operação da Romu durante Mutirão no Bairro na Manaus Moderna

4 de agosto de 2025
Manaus

Templos religiosos podem solicitar imunidade de IPTU em Manaus

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito vistoria construção da nova praça de alimentação da feira da Manaus Moderna

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus prepara curso para fortalecer o cuidado em saúde às pessoas privadas de liberdade

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura notifica comércio ilegal e apreende produtos irregulares, em reordenamento do centro histórico

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura aplica 35 notificações para desocupar calçadas

4 de agosto de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 268 vagas de emprego nesta terça–feira, 5/8

4 de agosto de 2025
Manaus

Fiscalização e combate ao uso irregular de vagas especiais

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida inicia ‘Mutirão no Bairro’ no Centro com foco em melhorias para o comércio, turismo e a valorização do espaço urbano

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus oferece 25 vagas para o curso Empretec

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura inicia demolição de passarela na Torquato Tapajós para construir nova estrutura com elevadores e padrão de rodovia

4 de agosto de 2025
O PrefeitoO Prefeito