Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Prefeito
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O PrefeitoO Prefeito
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Prefeito David Almeida inicia ‘Mutirão no Bairro’ no Centro com foco em melhorias para o comércio, turismo e a valorização do espaço urbano

4 de agosto de 2025
Compartilhar

O prefeito de Manaus, David Almeida, iniciou, nesta segunda-feira, 4/8, o quinto “Mutirão no Bairro”, desta vez, no centro histórico da cidade, reunindo 16 secretarias municipais em uma operação integrada de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social. Com duração estimada de 90 dias, o mutirão será dividido em três grandes polos territoriais e, nesta primeira fase, contempla 49 ruas.

Os trabalhos iniciaram a partir da área do entorno do prédio Casarão da Inovação Cassina, com a presença do prefeito; do vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior; de secretários municipais; além de representantes dos lojistas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL- Manaus), Ralph Assayag; dos feirantes, Railson Silva; e dos camelôs, Marquinho Maia.

“Nós estamos aqui com 1.100 servidores, homens e mulheres, com 16 secretarias integradas, fazendo esta intervenção no centro da cidade de Manaus, que inclusive o grande problema do Centro, hoje, é o tráfico de drogas. Inclusive, desde as 3h30, nossa Secretaria Municipal de Segurança Pública já fez algumas abordagens, nós prendemos sete elementos, quatro com mandados em aberto, fizemos algumas apreensões, por exemplo, prisões em flagrante de delitos de tráfico de drogas e nós vamos aqui ocupar o centro da cidade de Manaus com esta ação integrada”, salientou o prefeito David Almeida.

O chefe do Executivo municipal também informou que a gestão municipal, nesse trabalho de reordenamento do Centro, atendendo demanda do comércio, planeja reabrir para as ruas Marcílio Dias, Guilherme Moreira, Dr. Moreira e a Henrique Martins para tráfego de veículos. Na área, também serão instalados quatro banheiros públicos, o terminal de ônibus da Matriz será recuperado, assim como a praça dos Remédios, com as pessoas em situação de rua que estão ocupando aquele espaço sendo encaminhadas para clínicas ou abrigos.

“Temos 150 vagas em clínicas de reabilitação. As pessoas que precisarem de uma reabilitação, nós vamos encaminhar para uma clínica em parceria com a prefeitura. As pessoas que querem, por exemplo, trabalhar, vamos cadastrá-las para colocar nas empresas que servem a prefeitura, terceirizadas, na limpeza pública, e assim a gente poder recuperar o Centro. As pessoas que, realmente, ainda insistam em ficar morando no Centro, nós estamos abrindo um grande abrigo público, onde essas pessoas vão poder dormir, tomar banho, ter uma vida, por exemplo, tomar um café da manhã, o seu jantar, sair durante o dia para o trabalho e retornar. Dessa forma, nós queremos reordenar o centro da cidade com essa ocupação contínua”, informou o prefeito.

Participam desta ação as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), Agricultura e Comércio Informal (Semacc), Assistência Social e Cidadania (Semasc), Limpeza Urbana (Semulsp), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), Trabalho e Inovação (Semtepi), Comunicação (Semcom), Saúde (Semsa), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Semmasclima), Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Fundo Manaus Solidária (FMS) e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Ação integrada

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, que vai coordenar toda a ação, afirma que o “Mutirão no Centro” é a maior operação já realizada pela Prefeitura de Manaus na região.

“Estamos coordenando uma força-tarefa sem precedentes no Centro, que conheço de perto desde os tempos em que trabalhava na feira da Manaus Moderna. Já revitalizamos a área do mirante Lúcia Almeida e do píer Manaus 355 e, agora, seguimos com uma operação que avança pela feira da Banana, mercado municipal Adolpho Lisboa, praça e terminal da Matriz. Vamos concluir o recapeamento das vias que ainda faltam, trocar e desobstruir bueiros, reformar calçadas, praças e terminais, instalar novos postes de iluminação pública, reimplantar toda a sinalização horizontal com atenção especial às faixas de pedestres e intensificar a limpeza urbana”, garantiu o vice-prefeito.

Renato Junior assegurou que toda a ação está pautada também nas demandas dos feirantes, camelôs e lojistas. “São eles que fazem o Centro pulsar. Nosso objetivo é reordenar e devolver a vitalidade urbana à região, ocupando o espaço com ações da prefeitura e garantindo segurança, mobilidade e dignidade para quem transita e trabalha aqui todos os dias”, complementou.

O plano inclui a recuperação de calçadas, sarjetas e faixas de pedestres, execução do novo plano de sinalização viária turística do Centro e revitalização de paradas de ônibus, especialmente na avenida Getúlio Vargas, onde também será reforçada a iluminação pública. Um dos destaques é a implantação da “Faixa Liberada”, em parceria com a Fundação Manaus Esporte (FME), ampliando a ocupação segura do espaço público por pedestres e ciclistas.

Trechos de grande apelo comercial e turístico, como o entorno do Teatro Amazonas, o porto de Manaus e o parque Jefferson Péres, receberão intervenções específicas. Além disso, o “pequeno centro”, que inclui as avenidas 7 de Setembro, Eduardo Ribeiro, ruas Doutor Moreira, Guilherme Moreira e Marcílio Dias, passará por revitalização estética com ações de pintura e urbanismo conduzidas pela Semulsp.

“A Semulsp permanece no Centro o tempo todo fazendo o trabalho dela e, com essa atuação que o Renato vai dar com a Seminf, de recuperação dos espaços, reordenamento dos camelôs que precisam trabalhar e sobreviver, eu tenho certeza de que o prefeito David Almeida vai dar uma outra cara para o centro da cidade de Manaus”, destacou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

O mutirão vai preparar o Centro para o Dia dos Pais, para o festival “Sou Manaus Passo a Paço 2025”, para o aquecimento do comércio e para o retorno das famílias à região central. A proposta é cuidar, proteger a área central e promover a sua ocupação de forma segura e organizada.

Na área da segurança, o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira, disse que a ação no Centro visa auxiliar no combate ao tráfico de drogas. “O nosso objetivo é separar quem vive do crime de morador de rua. Nós conseguimos efetuar sete prisões, quatro pessoas tinham mandado de prisão em aberto e três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e uma tentativa que ocorreu na frente dos guardas, inclusive, durante as abordagens. A atuação é contínua. Nós teremos 90 dias, ininterruptamente, até que os 150 novos servidores que estão vindo consigam assumir e todos eles ficarão no centro da cidade”, informou Alberto de Siqueira, titular da Semseg.

Comércio

O secretário Wanderson Costa, titular da Semacc, afirma que esse mutirão no Centro vai humanizar os espaços para os comerciantes e consumidores. “Aqui, nós temos um grande ‘bolsão de negócios’ de empreendedores, comerciantes, ambulantes e que precisam de uma atenção do poder público. A gestão do prefeito David Almeida vem selando esse compromisso, ainda mais no segundo mandato, dando continuidade a essa assistência na parte do centro da cidade de Manaus, no sentido de implementar novos projetos, como banheiros públicos, sinalização, mas a soma de tudo isso é humanizar esses espaços”, destacou.

Atendimento

No campo social, a prefeitura montou uma operação integrada para atender grupos em situação de vulnerabilidade. A Semasc estará com vans de acolhimento e abordagens humanizadas; o Centro POP será ativado como ponto de referência para assistência. Ambulantes cadastrados terão suas atividades reorganizadas em diálogo com a Semacc e Semtepi, com a oferta de alternativas para manutenção da renda familiar.

A ação também contará com frentes de renegociação de dívidas e atendimento assistencial dentro da galeria dos Remédios. Órgãos como Procon Manaus, Águas de Manaus, Amazonas Energia e Semtepi estarão presentes para atender a população em parceria com a administração municipal.

No âmbito da saúde pública, equipes do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Dvisa) atuarão para fiscalizar depósitos e estabelecimentos com risco iminente de contaminação, com poder de interdição, se necessário. Outras frentes de fiscalização serão antecipadas para coibir ocupações irregulares e garantir o cumprimento do código de posturas e do plano diretor urbano.

O foco do Implurb vai ser em resgatar a beleza e a funcionalidade do Centro, combatendo problemas crônicos. “Vamos atuar fortemente contra a poluição visual que deixa o centro feio e desordenado. Também vamos agir sobre ocupações irregulares, garantindo que a legislação de ordenamento urbano seja cumprida”, afirmou o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto.

Expectativas do comércio

Com apoio da CDL-Manaus, o mutirão representa uma resposta às demandas históricas de comerciantes, trabalhadores informais e moradores. A operação propõe não apenas a requalificação do espaço urbano, mas também a reconstrução de vínculos com a população que vive e trabalha no coração da cidade.

O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, demonstrou grandes expectativas para o Centro com essa ação integrada da prefeitura que, segundo ele, nunca foi vista em duas décadas. “Pela primeira vez, nesses últimos 20 anos, estou vendo realmente a vontade do prefeito e todas as secretarias juntas para poder resolver o nosso problema do Centro. O resultado vai ser muito bom. Nós vamos trazer de novo o público para vir ao Centro, as lojas vão poder abrir. Como mais quatro ruas vão ter abertura para o tráfego, vamos ter um resultado muito bom, porque novas empresas vão poder vir para o Centro”, disse Ralph Assayag.

Representando os camelôs, Marquinho Maia, disse que essa ação é muito positiva, pois ouviu os lojistas, camelôs e os feirantes do Centro. “Eu acredito que esta ação é muito positiva com o nosso prefeito David, vice-prefeito Renato, em olhar na sua totalidade para a área central. Trazer um reordenamento na área central vai ser muito positivo para todos nós empreendedores que geramos renda na cidade”, enfatizou.

O representante dos feirantes da Manaus Moderna, Railson Silva, é uma união de esforços para recuperar o Centro, com a população voltando a frequentar as feiras. “A cultura do povo manauara é frequentar as feiras, mas muitas vezes os pais de família não querem ir por causa do tráfico de drogas, moradores de rua, falta de segurança, mas, com essa ação da prefeitura, a gente vai resgatar essas pessoas, para que voltem a frequentar as feiras de Manaus”, disse.

— — —

Texto – Geraldo Farias / Semcom-Prefeito e Alessandra Taveira / Vice-Prefeito

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCpwNi

Leia também

Número de mortes no trânsito em Manaus reduz 17%, no primeiro semestre de 2025

Operação da Romu durante Mutirão no Bairro na Manaus Moderna

Templos religiosos podem solicitar imunidade de IPTU em Manaus

Prefeito vistoria construção da nova praça de alimentação da feira da Manaus Moderna

Prefeitura de Manaus prepara curso para fortalecer o cuidado em saúde às pessoas privadas de liberdade

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Manaus

Número de mortes no trânsito em Manaus reduz 17%, no primeiro semestre de 2025

4 de agosto de 2025
Manaus

Operação da Romu durante Mutirão no Bairro na Manaus Moderna

4 de agosto de 2025
Manaus

Templos religiosos podem solicitar imunidade de IPTU em Manaus

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito vistoria construção da nova praça de alimentação da feira da Manaus Moderna

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus prepara curso para fortalecer o cuidado em saúde às pessoas privadas de liberdade

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura notifica comércio ilegal e apreende produtos irregulares, em reordenamento do centro histórico

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura aplica 35 notificações para desocupar calçadas

4 de agosto de 2025
Manaus

Sine Manaus oferta 268 vagas de emprego nesta terça–feira, 5/8

4 de agosto de 2025
Manaus

Fiscalização e combate ao uso irregular de vagas especiais

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus oferece 25 vagas para o curso Empretec

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeitura inicia demolição de passarela na Torquato Tapajós para construir nova estrutura com elevadores e padrão de rodovia

4 de agosto de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida vistoria reforma da escola municipal Waldir Garcia, referência educacional de Manaus com a 3ª melhor nota do Ideb

4 de agosto de 2025
O PrefeitoO Prefeito