A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu, nesta sexta-feira, 8/8, os primeiros cinco dias de trabalho do quinto “Mutirão no Bairro”, realizado no centro histórico da cidade, com intuito de promover melhorias significativas na mobilidade, segurança e valorização da região histórica da capital.
A operação reuniu 16 secretarias municipais em uma ação integrada de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social. Com duração estimada de 90 dias, o mutirão será dividido em três grandes polos territoriais e, nesta primeira fase, contempla 49 ruas.
“O centro de Manaus está recebendo a atenção que merece. Em poucos dias, já vemos mudanças visíveis e significativas, sentimos a satisfação das pessoas que transitam por aqui. Esse é um trabalho que vai muito além da infraestrutura, é sobre devolver orgulho e segurança à população”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Serviços
O trabalho no “Mutirão no Bairro” conta com cerca de cem profissionais da Seminf, apoiados por equipamentos especializados, caçambas e retroescavadeiras, atuando de forma coordenada e intensiva, dia e noite, na área do centro histórico.
As equipes da Seminf executaram a implantação de 320 metros de meio-fio e calçadas recuperadas, garantindo mais acessibilidade aos pedestres e preservando a estética do Centro. Foram mais de 20 caixas coletoras desobstruídas, melhorando a drenagem e prevenindo alagamentos.
Além disso, cinco quiosques na área externa da Manaus Moderna em situação de risco foram demolidos para liberar espaço público e eliminar perigos à população. No sistema de drenagem, cinco intervenções de desobstruções com auxílio de hidrojato devolveram fluidez à rede, evitando transtornos em períodos de chuva.
Outro avanço importante é a execução de 250 metros de drenagem superficial na rua Marcílio Dias, com a implantação de grelhas de fibra de vidro, um material sem valor comercial, que representa uma nova tecnologia adotada pela prefeitura para coibir furtos recorrentes e garantir mais durabilidade ao sistema.
Também foi realizado o recapeamento de 300 metros de extensão na rua José Clemente. A via agora conta com asfalto novo, garantindo tráfego mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.
A Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM-Energia) realizou 570 intervenções de manutenção em luminárias e refletores, especialmente em áreas escuras e de vulnerabilidade, proporcionando não apenas mais iluminação, mas segurança à população.
Já a Unidade Gestora de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM–Água) identificou e solicitou à concessionária de água a solução de quatro vazamentos, além da reposição asfáltica em três pontos de serviços da concessionária e fiscalização da execução dos trabalhos. Em parceria com a concessionária, a UGPM-Água prestou diversos serviços à comunidade, como religação de água, cadastro na tarifa social e troca de titularidade, garantindo atendimento ágil e direto ao cidadão.
O mutirão no Centro segue avançando com o objetivo de resgatar a vitalidade do coração histórico de Manaus, oferecendo um espaço mais seguro, iluminado e funcional para moradores, trabalhadores e visitantes.
— — —
Texto – Valesca Martins/Seminf
Fotos – Márcio Melo/Seminf