No evento, foram discutidos temas como a qualidade da água e gestão de resíduos sólidos nos municípios do Amazonas

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Os programas do Governo do Amazonas voltados para o Saneamento Básico foram destacados durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta segunda-feira (14/04). O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, que representou o governador Wilson Lima, enfatizou as iniciativas desenvolvidas por meio dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), e de Saneamento Integrado (Prosai).
De propositura do deputado estadual Sinésio Campos, o evento teve como objetivo debater, colher propostas e encaminhar providências sobre as questões relacionadas à qualidade da água para consumo e destinação final de resíduos sólidos nos municípios do Amazonas, além da instalação do Fórum Estadual de Saneamento Básico, de que trata a Resolução Legislativa nº 1.050, de 13 de agosto de 2024.
Marcellus Campêlo apresentou as ações da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Sedurb, através do Prosamin+ e do Prosai em Parintins, além da criação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), que permitirá aos municípios avançar na universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
“Participamos de um momento muito importante, mostrando os avanços na área do Saneamento Básico. O fórum é essencial porque reúne vários segmentos da sociedade, tanto do poder público nas três esferas, quanto também da sociedade civil, além da participação do segmento de catadores de resíduos sólidos, que precisa ter um acompanhamento, uma atenção especial”, disse o secretário.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Estiveram presentes na audiência pública, os diretores-presidentes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Manaus (Ageman), Elson Andrade Ferreira Júnior, da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Gustavo Picanço, além dos secretários de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney César Campos Peixoto, de Operações da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Adson Ferreira, de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Eirie Gentil Vinhote.
Participaram, também, a superintendente regional de Serviço Geológico do Brasil em Manaus, Jussara Cury Maciel, a presidente da Associação dos Catadores, Irineide Lima, o chefe da Assessoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Maicon Douglas de Oliveira Castro e o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Augusto Zanin, representando a diretora Tatyana Amorim.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE
Prosamin+
Com as obras do Prosamin+ na capital, mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas com esgotamento sanitário, água tratada e drenagem urbana, na área de intervenção do programa. Estão sendo executados 60 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e construídas seis estações elevatórias de esgoto, além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, que terá capacidade para atender 220 mil pessoas.
As obras também vão levar água tratada para mais 1 mil residências na área de intervenção, alcançando cerca de 5 mil pessoas. Este avanço se somará aos 180 quilômetros de rede de coleta de esgoto já construídos nas fases anteriores do programa.
Prosai Parintins
Em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o programa vai levar água tratada para 100% da cidade e elevar de zero para 25% o serviço de esgotamento sanitário. As obras da nova rede de abastecimento de água iniciaram em setembro do ano passado e estão bastante avançadas. Na última sexta-feira (11/04), o governador Wilson Lima assinou a ordem de serviço para as obras do novo sistema de esgoto.
As obras de saneamento básico do programa abrangem a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs), instalação de 46 quilômetros de rede de água, perfuração de dez poços profundos, recuperação de sete poços, instalação de 31 quilômetros de rede de coleta de esgoto, quatro estações elevatórias, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Também serão instalados sete quilômetros de rede de drenagem urbana, para evitar alagações.
O post Saneamento básico: Governo do Amazonas destaca programas e ações durante audiência pública na Aleam apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.