Compromisso é avançar nas ações de vigilância e educação em saúde em ambientes escolares
![](https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/FVS-RCP_Saude-Escolar_FOTO-Maira-Pessoa-FVS-RCP-2-1024x585.jpeg)
![](https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/FVS-RCP_Saude-Escolar_FOTO-Maira-Pessoa-FVS-RCP-1-1024x768.jpeg)
Fortalecendo a vigilância em saúde nas escolas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar avançam nas tratativas para ampliar as ações de vigilância às doenças transmissíveis em escolas estaduais.
A ideia é atuar pela abordagem da Vigilância Baseada em Eventos Comunitários que envolve a comunidade na identificação precoce e no relato de situações incomuns e de alerta de doenças. Diferentemente da tradicional, essa vigilância não depende de notificações formais de profissionais de saúde e laboratórios, utilizando a percepção da população, nesse caso da comunidade escolar, para detectar situações atípicas.
As discussões estão na fase inicial, com encontro de alinhamento realizado na quinta-feira (13/02), na FVS-RCP. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o objetivo é assegurar um ambiente com saúde nas escolas. “Este encontro representa a primeira etapa de discussão para a definição de ações que busquem identificar e prevenir riscos à saúde nas escolas, promovendo um ambiente mais seguro para toda a comunidade escolar”, afirmou a diretora.
O planejamento irá somar à expertise da Fundação que realizou, à época da pandemia de covid-19, a iniciativa Vigilância Ativa nas Escolas, voltada à doença. Outra iniciativa é a implantação de Brigadas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, que está em atuação em, pelo menos, 300 escolas estaduais em Manaus.
Ainda no âmbito escolar, a FVS-RCP atua com ações destinadas à prevenção da tuberculose a partir de campanhas de educação em saúde, como a Exposição sobre Tuberculose (Expo-TB) realizada em escolas em articulação com o Comitê Estadual da Tuberculose.
De acordo com a coordenadora de Saúde na Escola da Secretaria de Educação, Vera Hitotuzi, a parceria com a FVS-RCP já gerou resultados positivos ao longo dos anos, com a experiência das brigadas escolares contra arboviroses. “Mensalmente, enviamos relatórios detalhados sobre o desempenho das brigadas para a FVS e contamos com o apoio da Fundação, quando necessário. Agora, vamos expandir as atividades para além da prevenção da dengue”, explicou Vera.
Na gestão de Educação, as ações estão inseridas dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), destinado a abordar fatores que influenciam a disseminação de doenças, medidas de controle eficazes, formas de transmissão e implementação de estratégias de educação em saúde voltadas para a comunidade escolar.
O post Saúde Escolar: FVS-RCP e Secretaria de Educação estudam estratégias para ampliar vigilância ativa nas escolas do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.